FRUIÇÃO E ESCRITA II ENJOYMENT AND WRITING

Responsabilidade social e ecoeficiência

A abelha é exemplo de empreendedorismo e consciência coletiva.

A abelha é exemplo de empreendedorismo e consciência coletiva.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOEFICIÊNCIA

A expressão responsabilidade social da empresa está cada vez mais inserida no contexto empresarial. De modo amplo, a responsabilidade social da empresa pode ser expressa como a obrigação que ela assume perante a sociedade. Sob o ponto de vista da sustentabilidade, a responsabilidade social da empresa é vista com uma visão ambiental ampla, incluindo áreas como aproveitamento de recursos naturais, qualidade de vida, direitos humanos, direitos trabalhistas e até mesmo corrupção. O termo responsabilidade social da empresa pode ser utilizado para descrever a atividade desenvolvida (descritivo) ou para desenvolver a filosofia empresarial do empreendedor (normativo).

Ecoeficiência, segundo o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços que tragam qualidade de vida e, ao mesmo tempo, reduzam progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida, a um nível pelo menos equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra. Esse processo está ligado à educação ambiental em sentido amplo No âmbito das empresas, a educação ambiental tem um significado amplo, que passa inclusive pelo planejamento empresarial, pelo processo de produção, pelo relacionamento com os clientes e fornecedores, assim como pela política de recursos humanos e pelas normas de segurança, sanitárias e relações sociais

O capital social pode ser interativo – o capital social nos contatos das empresas, famílias ou indivíduos, ou comunitário – baseado na confiança e em redes informais. O interativo existe no campo individual, e o comunitário, no campo da comunidade. O capital social comunitário influencia a tecnologia de que os agentes individuais disporão para construir o capital interativo, com redução dos custos para sua aquisição.

A conscientização ambiental e a responsabilidade social podem ser avaliadas na empresa por medidas efetivas como o Gerenciamento de Impacto Ambiental e desenvolvimento de ações de caráter de sustentabilidade, como Gerenciamento de Impacto Ambiental, Impacto Ambiental, Serviços e Materiais, Entrada e Saída de Materiais, Responsabilidade com as Gerações Futuras e Educação Ambiental.

Luiz Ramos da Silva Filho (*)

(extraído da monografia “Responsabilidade Social e Ecoeficiência”, de sua autoria)

Anúncios

junho 8, 2009 - Posted by | environment,photography. "meio ambiente", fotografia, literatura | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: